Militares partem de Santa Maria para acolhimento de venezuelanos no norte do Brasil


Um grupo de 131 militares gaúchos parte de Santa Maria nesta segunda-feira (22) para participar de uma ação de recepção aos imigrantes venezuelanos no norte do Brasil. Ao todo, 500 militares do Rio Grande do Sul formarão o Contingente Encouraçado — em Roraima e Amazonas, integrarão a Operação Acolhida, do Exército.

A ação visa a receber de maneira humanizada os imigrantes venezuelanos que chegam ao Brasil. Para tanto, os militares receberam treinamentos com órgãos vinculados à Organização das Nações Unidas (ONU) sobre abordagem aos imigrantes, cultura local e como lidar com assédio sexual. 

São 123 militares de Santa Maria, 241 de Alegrete, 129 de São Gabriel e 87 de Porto Alegre — eles já fazem parte do efetivo profissional do Exército, ou seja, não são recrutas. Viajam para Roraima e Amazonas militares de diferentes patentes – de soldados a coronéis. 

Na manhã desta segunda, o grupamento era liderado pelo coronel Marne Dias Real. 

— Fazemos a acolhida, desde fornecimento de documentação, assistência em saúde e alimentação. Depois, (ocorre) uma interiorização, tentando colocar esses venezuelanos no mercado de trabalho de maneira digna — afirma o oficial. 

Como a manhã foi de forte ventania em Santa Maria, a formatura de despedida dos militares foi feita dentro de um hangar da Ala 4, no bairro Camobi. A solenidade durou cerca de meia hora e contou com a presença de militares do alto escalão e familiares de quem partia.  

Os militares utilizaram duas aeronaves. Uma delas partiu no horário previsto, às 9h. A outra teve um adiamento por conta do vento. Os militares irão almoçar em Santa Maria e devem partir durante a tarde.  A viagem dura cerca de sete horas e meia.  

Os demais voos serão nos dias 28 de julho, 3 e 9 de agosto. Todos partem da Ala 4 de Santa Maria.   

Em Roraima, as ações acontecem em Boa Vista e Pacaraima. No Amazonas, os militares serão enviados para Manaus. Conforme a 3ª Divisão do Exército, as capitais Boa Vista e Manaus têm grande concentração militar. Isso facilita o estabelecimento dos militares, pois há alojamentos estruturados. Eles devem seguir alojados na região até novembro.  

Fonte Portal GaúchaZH Fotos Créditos Amanda Boeira Rádio Gaúcha Santa Maria