Arraiá do Iffar reúne estudantes, servidores comunidade de J.Castilhos


Na ultima quinta-feira (13) aconteceu o Arraiá do IFFar Campus Júlio de Castilhos.

Durante a tarde e noite    estudantes, servidores e a comunidade castilhense reuniram-se no Ginásio para comemorar as festas juninas.

O arraiá contou com tendas para comercialização de produtos típicos: quentão, carapinha, pipoca, bolos, doces, quentão, churrasquinho, pescaria  entre outros. Para os pequenos teve piscina de bolinhas e pula-pula.

As tendas foram organizadas pelas turmas do diurno e noturno e,  os produtos produzidos pelos próprios estudantes. A renda é revertida para atividades dos estudantes.

Durante a Festa Junina do IFFar – Campus Júlio de Castilhos, três entidades tradicionalistas do município (NTG Alma Farrapa, CTG Júlio de Castilhos e CGT Porteira Aberta) realizarão uma mostra cultural. 

A mostra cultural apresentou  as diferenças entre as festas juninas caipiras e festas juninas gaúchas, resgatando a história destas festas vinculadas à história do Rio Grande do Sul, a imigração e a religiosidade.

Para o NTG Alma Farrapa, “a união das três das entidades visa fortalecer o culto às tradições gaúchas de Júlio de Castilhos, apresentando todas as faces do tradicionalismo: dança, cultura, culinária, história, mostrando que a vivência da cultura gaúcha deve acontecer durante todo o ano e não somente na Semana Farroupilha”.

O acendimento da fogueira no pátio foi um dos momentos marcantes da festa.

Fonte e fotos ASCOM IFFar J.Castilhos (Site) Divulgação