41ª Romaria da Terra do RS, acontece no dia 13 de fevereio em Mampituba


Mulheres Terra: Resistência, Cuidado e Diversidade

A profecia das mulheres: “Alto lá! Esta terra tem dono” 👇

É terça-feira de Carnaval. É tempo de veraneio. E nós continuamos há 41 anos, com as Romarias da Terra, a fazer ecoar pelos pampas e pelo Brasil o grito de Sepé Tiaraju: “Alto lá! Esta terra tem dono!” Ela é de Deus e de seu povo fiel. Este ano a Romaria coloca no centro das lutas, das bandeiras e do grito de Sepé, as MULHERES!

A Comissão Pastoral da Terra, no Brasil e no RS, foi a grande protagonista a puxar a Romaria da Terra. Desde 1975, ela se propõe a mobilizar o povo da Terra, organizar voluntários e agentes de Pastoral para ajudar o povo a ter mais vida, lutando pela Terra e na terra.

A 41ª Romaria da Terra do RS acontecerá no dia 13 de fevereiro de 2018 (terça-feira de carnaval), sendo escolhido como local a comunidade de Rio de Dentro, no município de Mampituba.

Nos dias que antecedem a Romaria, 11 e 12 de fevereiro acontecerá o 13º Acampamento da Juventude no mesmo local.

O tema escolhido para a edição de 2018, pela primeira vez, nos 40 anos de história das Romarias, coloca em primeiro plano a relação das mulheres com a terra, suas causas, lutas por espaço, igualdade de gênero, denúncias de violências contra as mulheres e histórias de vida e superação com o tema “Mulheres Terra: resistência, cuidado e diversidade”.

O evento está sendo organizado desde o mês de maio por representantes da Comissão Pastoral da Terra do Rio Grande do Sul (CPT-RS), da CNBB Regional Sul III e da Diocese de Osório que, em reuniões ampliadas, debatem sobre a atual situação da mulher na luta por seus direitos, pela igualdade de gênero, por melhores condições de trabalho no campo e na cidade, na garantia do alimento saudável e nas questões agrárias da região e do país e, ainda, planejam os momentos que farão parte do encontro e definem as equipes de serviço.

Júlio de Castilhos, com dezenas de jovens, romeiros e membros da paróquia Nossa Senhora da Piedade, se organiza em caravana para participar dos eventos, na comunidade de Rio de Dentro, no município de Mampituba.

 13 | Fevereiro | 2018 >> 41ª Romaria da Terra do RS
 11 e 12 | Fevereiro | 2018 >> 13º Acampamento da Juventude

Rio de Dentro – Mampituba/RS

Informações