Cotrijuc: 2ª rodada do Projeto 100+ aborda plantabilidade em Júlio de Castilhos


Após uma safra frustrada em razão da estiagem, a palavra de ordem é produtividade e, ela começa na preparação da lavoura para o plantio. Esse foi o tema da segunda rodada do Projeto 100+, que reuniu produtores em nove comunidades da área de abrangência da Cotrijuc, entre os dias 12 e 23 de setembro. As explanações foram conduzidas pelo especialista em plantabilidade Marcos Haerter, em uma parceria da cooperativa com a Bayer.

Os encontros ocorreram em Júlio de Castilhos, reunindo produtores na Ramada, Céu Azul e Três Mártires, em Pinhal Grande, Quevedos, Ivorá,

São Gabriel, Bagé e Aceguá. Conforme Haerter, a eficiência no plantabilidade começa pela dessecação da cultura de inverno, passa pelo posicionamento das variedades de sementes, revisão do maquinário e culmina com o plantio observando todas as recomendações de período, umidade do solo, profundidade, velocidade, entre outros aspectos relevantes. “Nossa missão é ajudar os produtores a serem mais eficientes”, completa.

O coordenador comercial de insumos da Cotrijuc, Donald Paul, avalia a temática da plantabilidade como uma das mais importantes dentro do cronograma do Projeto 100+. “Um plantio bem feito equivale a 90% do sucesso da produtividade, pois hoje as cultivares de soja não nos dão mais margem para erros e é nos detalhes que alcançamos o maior potencial”, frisa. Para o produtor Gelson Bertoldo, de Ivorá, participar do encontro foi muito produtivo. “Nem sempre é preciso investir para ter melhorias. Boas práticas como regulagem das máquinas, dessecação antecipada, não custa mais caro e faz a diferença”, argumenta.

A terceira rodada do Projeto 100+ está prevista para o início do mês de dezembro, quando será abordado o manejo de doenças na soja. As datas e locais dos encontros serão divulgados em breve.

Fonte e fotos por: Divulgação: ASCOM Cotrijuc