21 de Fev. A cobra fumou em Monte Castelo. J.Castilhos teve combatente


A 21 de fevereiro de 1945, há 73 anos atrás, a FEB tomou de assalto o Monte Castelo, posição fortemente organizada e presumivelmente inexpugnável, não somente pela situação privilegiada de dominância como por estar defendida por um adversário adestrado, experiente e combativo, que já repelira, com êxito, três ataques anteriores desfechados pelos aliados.

A conquista de Monte Castelo constituíra-se num imperativo moral para os bravos expedicionários. Desafiados pelos insucessos e estimulados pelos sentimentos de honra e dignidade, os nossos soldados encaram, com firmeza e coragem, a crua realidade da guerra e prepararam-se, durante um rigoroso inverno, para o confronto decisivo. 

Ao todo, 25 mil brasileiros foram convocados após o país declarar guerra ao eixo formado por Alemanha, Itália e Japão em 1943. Em junho do ano seguinte, os soldados embarcaram para lutar contra as tropas do líder nazista Adolph Hitler. Entre eles estava Taltíbio de Mello Custódio, natural de Júlio de Castilhos.

Após três meses de combates, os brasileiros liderados pelo marechal Mascarenhas de Morais se sagraram vitoriosos na quinta tentativa de tomar o monte, a um custo humano elevado. Foram 400 mortos ou feridos, volume de baixas dez maior que o das tropas alemãs.

Taltíbio de Mello Custódio, nasceu no dia 28 de março de 1921, na cidade de Júlio de Castilhos, sendo filho de Pedro Custódio e Isabel Mello. Como sujeito histórico, seu trabalho viveu um momento impar em sua vida. Foi Pracinha da Força Expedicionária Brasileira. Este é um termo referente aos soldados veteranos do Exército Brasileiro que foram enviados para lutar na segunda guerra mundial. Eram os soldados que estavam na linha de frente das batalhas no continente europeu.
Hoje, seu Taltíbio, é membro da Associação dos Ex Combatentes de Santa Maria.
Ex pracinha, é sócio do CTG Júlio de Castilhos, desde sua fundação, participa das atividades esportivas da entidade tradicionalista, pois seu prazer é jogar Bocha com seus amigos, sendo campeão em diversas oportunidades defendendo as cores do CTG Júlio de Castilhos.

Em dezembro de 2017, aconteceu em Brasília, no Comando Militar do Planalto (CMP), o XXIX Encontro Nacional de Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Dezesseis eternos combatentes da Segunda Guerra Mundial participam das atividades, que têm a finalidade de manter e difundir os valores da história e das tradições do Exército Brasileiro e da Pátria. E neste evento o ex combatente, o castilhense herói de guerra,  Taltibio  de Mello Custódio, disse “A cobra continua fumando”

 

(Matéria extraída do site www.anvfeb.com.br) Edição Alcir61 Foto de Capa reprodução redes sociais (divulgação)