1ª Prenda da 9ª RT representa J.Castilhos na Ciranda Cultural de Prendas


A Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul acontece neste ano em Campo Bom, de 17 a 19 de maio, para definir as novas prendas das categorias Mirim, Juvenil e Adulta.

Na quinta-feira, dia 17 de maio, a programação inicia às 14h no CTG M’Bororé, com recepção às Delegações das 30 Regiões Tradicionalistas. São esperadas cerca de 2500 pessoas. As atividades seguem durante a tarde, envolvendo as prendas, pais e acompanhantes. Às 19h está prevista uma benção religiosa, seguida pela despedida, às 20h, das Prendas do RS, Gestão 2017/2018. A noite será encerrada com um jantar, às 21h.

 As atividades de sexta-feira, dia 18, ocorrem todas no Complexo CEI, e iniciam com as provas escritas, às 8h30. As provas abordam temas como tradicionalismo, folclore, história do Rio Grande do Sul, Geografia e História do Brasil.

A Mostra Folclórica será na sequência, e irá apresentar uma pesquisa realizada pelas concorrentes, de um tema pré-definido. A avaliação está prevista para às 13h30. A Sessão Solene de Instalação da 48ª Ciranda Cultural de Prendas inicia às 20h30.

Fandango dos Resultados

Já no sábado, dia 19, também no CEI, as avaliações de Prova Oral e Artística iniciam às 8h30, momento em que as prendas apresentam danças de salão, danças tradicionais e habilidaes artísticas. O Fandango de Encerramento está previsto para iniciar às 22h30, no Ginásio do CEI, com resultados sendo divulgados pela 1h da manhã. Domingo será dia de despedida para todas as delegações. Segundo o coordenador do 30º RT, Carlos Moser, a expectativa é que o evento movimente em torno de cinco mil pessoas.

A 1ª Prenda da 7ª Região Tradicionalista. Andrieli Della Méa Moro, estará representando a cidade de Júlio de Castilhos, o CTG Júlio de Castilhos e a 9ª região,  no evento, divulga sua mensagem.

Veja a palavra da prenda:

“A força de vontade é o leme que conduz a nossa vida e nos faz navegar em busca de nossos sonhos.
Se estamos determinados a lutar por um sonho é porque provavelmente ele existe para ser conquistado por nós. 
Se quiser que os seus sonhos se transformem em realidade, corra atrás, acredite nisso e nunca desista!
Maio, mês das mulheres guerreiras, nossas eternas guardiãs e amigas, as nossas mães, mês das noivas e de todas as meninas moças, Prendas de todo nosso Rio Grande do Sul! Faço um pedido maio, que de manso se achegou, passou os dias meio depressa, mas que passe devagar os próximos dias, para que eu possa viver intensamente: cada dia, cada hora, cada minuto e cada segundo… maio é o mês das novas flores que se encaminham para a Ciranda Cultural de Prendas, que vão em busca de seus sonhos, e neste ano quem irá sonhar e escrever as mais belas páginas e histórias na hospitaleira Campo Bom, sou eu!
Ah Maio, parecia que faltava uma eternidade, hoje falta apenas 3 dias, a ansiedade começa a tomar conta, o coração bate cada vez mais forte, o frio na barriga aumenta a cada dia, mas a calma, ah, essa transforma todos este misto de sentimentos em apenas ir curtir e aproveitar muito cada momento durante estes 3 dias que serão mágicos no Gigante Vale do Rio dos Sinos, Campo Bom. Serão 3 dias longos e intensos, mas que valerão muito a pena cada hora, minuto e segundos, que ficarão eternizados para sempre em minha alma e no meu coração.
São muitas histórias para contar, onde levarei para toda vida, foram muitos dias de glórias, tristezas, choros, risadas, muitas alegrias e muito amor por estar lutando em prol de uma causa maior que é a nossa cultura e as nossas tradições, buscando sempre defender esse meio tradicionalista que é tão grandioso e nos proporciona muitos momentos inesquecíveis e tantas coisas boas e saudáveis, como todo o conhecimento e aprendizagem adquirida ao longo destes anos de preparação, também nos proporciona uma família tradicionalista e amizades que levarei para o resto da minha vida.
Ah Maio, cá estou eu, indo em busca de mais esse sonho que almejo desde pequena, em busca do amor que carrego junto comigo do nosso amado Rio Grande!
Maio, só te peço que derrame sobre mim teus encantos e deixe eu me permitir, sonhar, viver cada momento na Ciranda Cultural de Prendas e ir muito além… pois Campo Bom será uma maravilhosa e inesquecível história escrita por este sonho que sempre almejei.
As minhas companheiras de Gestão e de sonho, só desejo muita sorte para nós, que independente de resultado, sejamos sempre nós, cada uma com seu jeitinho, com suas manis, com seus defeitos… Que tenhamos muita calma durante esse final de semana. Contam sempre comigo e uma boa sorte pra nós!, finaliza Andrieli

Foto Reprodução arquivo pessoal Divulgação (Digitalizda por Very Vestena) Prenda 9ª RT