Juros consignado cai para 1,7% para beneficiários do INSS


A taxa máxima de juros do empréstimo consignado para beneficiários do INSS caiu para 1,70% por mês. Desde 2022, o patamar mensal estava definido em 2,14%.

A proposta do governo federal para reduzir os juros do consignado para aposentados e pensionistas foi aprovada nesta segunda-feira (13) pelo Conselho Nacional da Previdência Social – o CNPS.

A mudança representa uma diminuição de 0,44% no índice autorizado para instituições financeiras realizarem operações com débito direto na folha de pagamento que contempla mais de 37 milhões de cidadãos.

O Conselho também deliberou também juros mais baixos no cartão de crédito consignado. Agora, o teto é de 2,62%, contra 3,06% do então valor percentual vigente. 

O Ministério da Previdência Social indicou ainda que o limite de utilização da margem também deve ser revista já na próxima reunião, programada para 27 de abril. Segundo a pasta, mais de oito milhões de beneficiários possuem algum contrato ativo de consignado e cerca de 1.8 milhões já chegaram ao limite de utilização da margem – definida atualmente em 45% do valor do benefício.

Fonte: Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília…