9ª Região Tradicionalista recebe a Chama Crioula e inicia os Festejos Farroupilhas 2022


Nos dias 12 e 13 de agosto, aconteceu na cidade de Canguçu, 21ª Região Tradicionalista, a 73ª Geração e Distribuição da Chama Crioula do Rio Grande do Sul, marco de abertura dos Festejos Farroupilhas no estado.

A Chama Crioula percorrerá as 30 Regiões Tradicionalistas, carregada por grupos de cavaleiros, que espalham, pelos 497 municípios, o fogo em símbolo da coragem, a união dos povos e o sentimento telúrico do gaúcho pelas suas tradições.

A 9ª Região Tradicionalista, retirou na manhã do sábado (13), no Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição em Ganguçu, a centelha da Chama Crioula, com a coordenadora Ana Claudia da Silva e com o diretor de cavalgada João Batista Venâncio e dezenas de cavalarianos dos 22 municípios que abrangem a 9ª Região Tradicionalista.

Foram registrados 665 cavaleiros na cidade de Ganguçu, para Geração e Distribuição da Chama Crioula do Rio Grande do Sul 2022. Estiveram presentes diversas autoridades do município e Ganguçu, Presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Manoelito Savaris, governador do estado Ranolfo Vieira Junior e representantes autoridades das 30 regiões tradicionalistas do RS. 

A tradição da Chama Crioula foi iniciada em 1947. Ela simboliza o início das comemorações da Semana Farroupilha, que culmina com as celebrações alusivas ao 20 de setembro, data que marca a Revolução Farroupilha. Até lá, a Chama será levada em uma cavalgada a todas as 30 regiões tradicionalistas espalhadas pelo Rio Grande do Sul.

A 9ª Região Tradicionalista, abriga o Peão do Estado do Rio Grande do Sul, Eloir Wichinheski, o 1° Guri Farroupilha Djonatan Júlio Ubessi Streit e a 1ª Prenda Mirim do RS Katarine Peripolli Dias.

Em breve será divulgada a cidade da 9ª RT, que receberá a centelha da Chama Crioula e a programação dos festejos farroupilhas em cada cidade.

Fotos Reprodução redes sociais IjuiTV